Quem somos

A Comissão Nacional de Ambulantes é uma articulação nacional que conta com a participação de representantes de 8 cidades brasileiras: Manaus, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Cuiabá, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Esses representantes se reuniram pela primeira vez em 2011, em razão da campanha Cidades para Todos e Todas da Confederação Internacional de Trabalhadores Ambulantes, a StreetNet, que realizou um trabalho no Brasil de fortalecer os representantes da categoria para enfrentarem unidos os impactos da Copa do Mundo da FIFA na venda de rua.

A Comissão Nacional de Ambulantes busca construir uma rede nacional de organizações representativas de vendedores (as) ambulantes, operando em nível municipal e federal, para assim fortalecer e articular os (as) ambulantes para lutarem na defesa de seus direitos e pelo fim da constante crimiminalização e desrespeito a que estão sujeitos (as). Entendemos que somente unidos seremos capazes de resistir aos processos de exclusão que se intensificaram gravemente nos últimos anos, em particular nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014.

Em 2011, o grupo de representantes de organizações de ambulantes se reuniu pela primeira vez, denunciando as violações que então se iniciavam nas cidades representadas e fazendo reivindicações objetivas a serem cobradas dos governos locais e federal.

Em 2012, o grupo enviou no dia 1 de Maio uma carta à FIFA demandando o direito ao trabalho nas áreas de exclusividade das patrocinadoras do mundial. O grupo enviou também cartas a fim de buscar o comprometimento dos candidatos às prefeituras das cidades-sede.

Em 2013, as organizações pleitearam uma reunião com a presidenta Dilma Rousseff e decidiram fazer dos grupo uma Comissão Nacional de Ambulantes para incidir de forma unificada em diversos espaços decisórios da sociedade, inclusive na Plenária dos Atingidos pela Copa, em dezembro do mesmo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário